Na última quinta-feira, dia 28 de maio, foi promulgada a Lei nº 9.444/2026, que cria oficialmente a “Corrida, Caminhada e Integração Metropolitana dos Servidores”, evento que passará a integrar o calendário anual do Rio de Janeiro em comemoração ao Dia do Servidor Público.
A iniciativa, de autoria do vereador Marcos Dias, busca incentivar a prática esportiva, promover hábitos saudáveis e fortalecer a valorização dos profissionais que atuam diariamente nos serviços públicos municipais.
Valorização de quem faz a cidade funcionar
A proposta nasceu com o objetivo de reconhecer a importância dos servidores públicos e criar um momento de integração entre diferentes áreas da administração municipal.
Segundo o vereador Marcos Dias, a iniciativa vai além da atividade esportiva.
“O servidor público merece reconhecimento e cuidado. Essa iniciativa foi pensada para incentivar hábitos saudáveis, promover integração e aproximar ainda mais a população daqueles que trabalham diariamente para manter a cidade funcionando”, afirmou.
Esporte, saúde e participação popular
De acordo com a nova legislação, o evento poderá contar com caminhada de três quilômetros, corrida de cinco quilômetros e outras atividades voltadas à participação dos servidores e da população.
A expectativa é que a programação também inclua ações de convivência, lazer e bem-estar, estimulando a participação de profissionais de diferentes setores da administração pública.
Além de incentivar a prática esportiva, a proposta busca fortalecer o espírito de integração entre servidores e aproximar a população daqueles que contribuem diariamente para o funcionamento da cidade.
Evento passa a integrar calendário oficial
A organização ficará sob responsabilidade da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, podendo contar com a parceria de órgãos públicos, instituições privadas e organizações da sociedade civil.
Com a promulgação da lei, a Corrida, Caminhada e Integração Metropolitana dos Servidores passa a fazer parte oficialmente do calendário anual do município, consolidando uma nova iniciativa voltada à valorização do funcionalismo público carioca.
